quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meu lugar está mudado...

Meu lugar está mudado...

O meu lugar do passado
Não tem como comparar
Só vendo pra acreditar
Como está modificado
Com o progresso chegado
Não dá nem pra imaginar
Do que pude observar
Deixou-me um tanto abismado,
Meu lugar está mudado...
Como mudou meu lugar!

Tudo ta bem diferente
Do lugar que eu vivia
Antes nem tinha energia
Para iluminar agente
E a brincadeira inocente
Correr, saltar e pular,
E o se esconder e se achar
Era ao céu bem estrelado
Meu lugar está mudado,
Como mudou meu lugar

Em vez da eletricidade
A lamparina e o faró,
Hoje é uma bela cidade
Antes só Mina Bodó
Em vez de um vereador só
São nove pra legislar
Com o prefeito Avamar
Tudo está organizado
Meu lugar está mudado,
Como mudou meu lugar.

A casinha que morei
Aonde jogava bola
Fizeram uma bela escola
Do jeito que eu sonhei
Bons mementos que eu passei
Fico só a relembrar
Tudo ao nosso bem-estar
È o progresso chegado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu lugar

Onde passava o gipe
Tem umas pedras quadradas,
Fica no chão, arrumadas,
Que chamam paralepipe
Hoje até de velocipe
Crianças podem andar
Dá até prá se escorregar
Acabou-se o esburacado
Meu lugar está mudado...
Como mudou meu lugar!

No lugar da mata-fome
Fumo brabo e marmeleiro
Fizeram o tal de canteiro
Com uns matos com outro nome
A catingueira e o velame
Ta difícil de encontrar
Se ainda quiser tentar
Só no caminho do roçado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu lugar

Os pedregui que lá existia
No caminho onde eu andava,
E aonde eu me escorregava
Hoje chamam escadaria
Tudo é de alvenaria
E casa boa de morar
Só vendo pra acreditar
Casa de taipa é passado
Meu lugar está mudado...
Como mudou meu lugar!

Entre a igreja e o mercado
Era a quadra de esporte
Hoje uma praça de porte
Com canteiro arredondado
É o point mais usado
Prá sentar e conversar
E a moçada paquerar
Naquele encontro marcado
Meu ligar está mudado,
Como mudou meu lugar

Andar a pé, só em foto
Nem a cavalo ou jumento
Isso nem em pensamento
Hoje só de carro ou moto
Ninguém acertou na loto
Mas todos querem comprar
Só falta se esbarrar
E carro prá todo lado
Meu lugar está mudado,
Como mudou meu lugar

O poli, dindim a cocada
Pão e refresco bem gelado
Nada disso é mais lembrado
Hoje é pizza e torrada
Game para garotada
Internet e celular
Tão esquecendo o bilhar
E o gostoso carteado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu ligar

Só com um simples olhar
O namoro era firmado
Não se era tão ousado
Beijo cedo nem pensar
Ninguém é mais namorado
Usam a gíria arrochar
Também um tal de ficar
Depois vem o resultado
Ah meu lugar está mudado,
Como mudou meu lugar.

O forró que eu dançava
Chamava-se suarê
Não tinha esse fusuê
Mas agente se aconchegava
Quando a música tocava
Não tinha como errar
Era um pra lá dois pra cá
Nem era tão apertado
Hoje ta tudo mudado
Como mudou meu lugar

No caminho aonde eu ia
Escanchado no jumento
Graça ao desenvolvimento
Fizeram uma rodovia
E lá todo santo dia
Na tardinha ou clarear
O povo vai caminhar
Prá ter um corpo sarado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu lugar

Tigela, quengo e chaleira
A cuia e colher de pau
Cumbuca e garajau
Agridá e cristaleira
Não se fala em prateleira
O rak tomou lugar
Ferro a brasa de engomar
Também foi aposentado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu lugar.

Não se fala mais nos compadres
Nem madrinhas de fugueira
Nossas velhas brincadeiras
De namoro e de amizades
Hoje só resta saudades
Do que não vai mais voltar
Só me resta recordar
O progresso é o culpado
Meu lugar está mudado
Como mudou meu lugar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou um caboclo pacato De origem interiorana Nasci em terra bacana Como verdade e fato Esse é o meu jeito nato De falar do meu torrão Tenho um grande coração Que a ele está resguardado Por isso que sou chamado De Poeta do Sertão

Seguidores

Arquivo do blog