quinta-feira, 14 de maio de 2009

Versos à Assis Braga

Caro Assis Braga, veja só:
Tu ainda não me conheces,
Mas, ao que tudo parece,
Tu também eis de Bodó.
Isso eu também sei de có,
Que no tempo de menino
D. Francisca Adelino
Vossa amada genitora
Fora minha Professora
E o meu nome é Joventino.

Vossa metáfora foi um engano,
Quando dizes ser “ruim”,
Se auto - descrevendo assim,
Ou é empáfia, ou eis um insano,
Mas, se o poeta é profano,
Este inefável humano
Que a poesia acolheu,
Pode também andar nu,
Pois não serei melhor que tu,
Nem tu melhor do que eu.

Quero entrar nesta peleja
Pois não sou flor que se cheira,
Sou o mal que se deseja,
O cupim da cumieira
Pior do que caganeira
O mijo do cururu,
Sou pior que precisão
Sou a seca no sertão,
Mas sou melhor do que tu.

Sou o nó da tripa mestra,
De um peido recolhido,
Eu sou injeção na testa
Bofete no pé d ouvido
Sou carniça de urubu
Eu sou febre do rato,
Pior que bicho – do – mato
Mas sou melhor do que tu.
Sou espécie peçonhenta
De um veneno letal
Sou o catarro da venta
A pereba que deu o mal
Sou mesmo um animal
Chifrada do boi zebu
Sou a má sina de Jó
Não valho um cibazó
Mas sou melhor do que tu.

Sou a dor do reumatismo,
Da artrite e da artrose
Parasita do organismo,
Mal de Parkson e esclerose
Sou lombriga e verminose
O cocô do tapuru,
Sou o causador da guerra,
Não valho o que o gato enterra
Mas sou melhor do que tu.

Sou diabo em forma de gente,
O pão que o próprio amassou,
Sou meliante indigente
O Sandan que se enforcou
Titanic que afundou
A lêndea do cafuçu,
Pingunço e raparigueiro,
Devedor do mundo inteiro
Mas sou melhor do que tu

Sou a formiga de roça
A praga da plantação
Sou a catinga da fossa,
O gurgulho do feijão
Eu a desunião
O azedo do umbu
Sou a surra de urtiga,
Sou pior que rapariga
Mas sou melhor do que tu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Sou um caboclo pacato De origem interiorana Nasci em terra bacana Como verdade e fato Esse é o meu jeito nato De falar do meu torrão Tenho um grande coração Que a ele está resguardado Por isso que sou chamado De Poeta do Sertão

Seguidores

Arquivo do blog